A Mulher "Bonita". A Mulher Confiante

Quando uma mulher bonita entra numa sala, posso olhar para ela de relance por breves instantes, mas depressa volto a centrar a atenção no meu prato ou na ementa das sobremesas.
Sejamos honestas: a beleza não é assim tão interessante (e, certamente, não mais interessante  do que a ementa das sobremesas). Contudo, quando  uma mulher confiante entra numa sala, é um momento arrebatador. Observo-a enquanto ela se move com aprumo e confiança. Por norma, não se trata da mulher com o simples vestido preto. Veste aquela camisa interessante e a saia vintage  que me fazem imediatamente saber querer onde as comprou..
E pode até nem ser a mais bela mulher que alguma vez vi, mas tem algo que a torna deveras misteriosa. A confiança é cativante, poderosa  e não desaparece - e isso é infinitivamente mais interessante do que a beleza.
O primeiro e mais importante passo para desenvolver o estilo consiste em projetar este tipo de confiança. O tipo de confiança que transmite aos, respeito que tem por si mesma, o amor que sente por si mesma e a elegância  que adopta para si mesma  não se destinando a mais ninguém. Cada mulher é a sua própria musa. O estilo surge quando sabemos quem fomos e quem queremos ser no mundo. Não surge do desejo de  ser outra pessoa ou ser mais magra, mais baixa, mais alta, mais bonita. Muitas das mulheres com mais estilo no mundo não são propriamente grandes belezas, mas todas elas têm a capacidade de atrair atenções com uma monumental dose de autoconfiança.
sorriso que revela uma falha nos dentes. Penso em Frida Kahlo e na sua monosobrancelha. Penso na duquesa de Windsor, que não era dona de grande beleza. Agora repare que todas elas andam sempre de cabeça erguida e estas falhas são sempre ostentadas, nunca escondidas ou lamentadas. Olhe bem para estas mulheres. Siga-lhes o exemplo. Mantenha a sua cabeça bem alto e exiba as suas imperfeições - a sua confiança virá por arrasto. E, se tudo o resto falhar, finja. A confiança é a única coisa que a mulher pode fingir.
Se é uma deusa, então comece a tratar-se de acordo com isso. Arranje as unhas e o cabelo, tome longos banhos, use um bom perfume. Faça o que for preciso para se sentir magnífica. Tem de se mimar, porque ninguém o vai fazê-lo por si. Comece a adorar-se. Ame-se desde o interior ao exterior, e lentamente, mas com toda a certeza , sentir-se-á à vontade nesse pedestal e emanará o tipo de confiança que os outros admiram.


Os fatos de treino não dão conta do recado. Garanto-lhe que, com um belo vestido ou com uma saia fantástica, sentir-se-à muito mais "merecedora de ser o centro das atenções" e os outros olharão para si dessa forma. 
Esta linguagem instantânea é muito mais do que aquilo que por vezes pode parecer. Não passa de roupa, sapatos e carteiras, bem ode dizer. E as pessoas dizem-no, de fato, dia após dia. Mas, para mim, é bem mais do que roupa, sapatos e carteiras. É uma grande parte do carácter de uma mulher e conta-nos um pouco da sua história sem proferir uma única palavra. 
Miuccia Prada dizia: " Pensava que a moda era uma coisa estúpida , porque pensava que havia profissões mais inteligentes e nobres, como a politica, a medicina ou a ciência. " Acho que cada mulher sente  essa hesitação a dada altura. Eu senti. Passei quatro anos de universidade a tentar descobrir o que queria fazer  que não envolvesse a industria da moda. Mas acabava sempre  por me centrar nela. Centrei-me nela porque estava apaixonada pelo estilo e finalmente acabei por reconhecê-la como algo importante e influente. 
Sempre achei que as mulheres com um estilo pessoal espantoso são fortes, misteriosas, e, sim, até inteligentes. Muito inteligentes. Sabem quem são e o que querem projetar para o mundo. Estas mulheres compreendem que aquilo que vestem de manhã é a primeira coisa que as outras pessoas vêem nelas. Conta ao mundo um pouco da sua história pessoal. E, acima de tudo, a sua roupa influencia a forma como elas se sentem ao longo do dia. 
Pense nisto quando estiver em frente do seu guarda-roupa de manhã a contemplar aquelas escolhas seguras, modernas que dizem ao mundo quem você é. 
Ao escolher de acordo com a sua musa interior, projectará uma aura de confiança e segurança que mais ninguém pode tocar. 
E, assim que tiver confiança, tudo o resto é natural. 

Este é um trecho de um livro que adoro "O Livro Negro do Estilo" de Nina Garcia. Espero que goste e reflictam sobre o quão importante é sentirmos muito confiança em quem somos. O que fazemos.

Share this:

, , ,

0 comentários:

Enviar um comentário